Organização Financeira no Casamento


Como noivas $e planejam para contratar um bom fotógrafo?

 

Olá j0vem! Esse é um conteúdo muito especial, abre nossa série sobre organização financeira no casamento. Tenho certeza que cada tópico aqui conversado irá te auxiliar e muito!

Participação especial de Eugênia Santos, expert em Mentoria para noivas

 

Eugênia:
Incertezas e desorganização
Eu acredito que isso seja muito verdade, porque quando os noivos estão desorganizados financeiramente, com incertezas do tipo: “Será que a gente vai conseguir pagar tudo?” essas tensões e medos acabam inconscientemente sendo impressas nas fotos do ensaio pré-wedding / casamento, nos registros oficiais.

Edward:
Susto com valores
Sim, é um tema bem sensível. Os casais acabam tendo muitas dificuldades para se planejarem pro casamento (festa) e pro que vem depois, o casamento em si, uma confirmação disso é o argumento que os noivos sempre me dizem: “Eu não tinha idéia que as coisas eram tão caras pra se casar, foi um susto!” Mas será que a própria falta de planejamento e conhecimento sobre casamento não é o motivo desse “susto”?

Eugênia:

Já abordando esse tema, é legal comentar sobre o “nossa, aquele fotógrafo é tão caro”, e na verdade os noivos acabam não tendo uma idéia real dos custos envolvidos no serviço de fotografia, não é? O investimento de materiais, tempo, cursos, aluguéis, a própria qualidade do fotógrafo, tudo isso precisa ser avaliado e colocado dentro desse valor do serviço, concorda?

 

Edward:
É bem comum os noivos comentarem isso comigo. Na verdade existe um piso para o mercado (sem contar com os fotógrafos iniciantes que estão se profissionalizando), e com esse piso de base, eu já preciso ter incluso frações de todos os gastos e custos que cada trabalho me onera.

Para você ter uma idéia, muitas das vezes quando acabo dando um desconto, o meu lucro cai bastante, chegando até a ter mais de 50% do valor fechado para cobrir custos do serviço, como equipe, impressos, deslocamentos, edição, aluguel, a preparação para o evento, estudo de referências, horas de trabalho e etc. Então sim, todas as coisas são levadas em consideração na hora de enviar um orçamento.

 


 

Como cuidar do orçamento para casar

Eugênia:
Intenção Certeira
Os noivos precisam ter uma intenção certeira em saber “o quanto que eu posso realmente gastar”, e esse valor real que vocês podem gastar, é o que irá direcionar quais fornecedores você poderá procurar/contratar para o seu casamento.

 

O que as noivas me passam, e o que eu já percebi é que elas vão fechando fornecedores “pela fé”, meio que sem saber quando elas podem realmente gastar, elas vão fechando os fornecedores, vão vendo os gastos e as parcelas se acumularem… e tudo isso culmina em momentos de desespero e de incerteza quanto a se conseguirão pagar todas as dívidas que foram feitas.

 

Tá Eugênia, então de forma prática, o que eu preciso fazer?

1.Saiba exatamente quando vocês tem disponível para investir no casamento como um todo:

Você pode gastar, 10, 20, 50, 100 mil? Esse é o primeiro passo para ter um parâmetro. Para cada orçamento disponível, existe um tipo de fornecedor. Não adianta você ter um orçamento de 20 mil, e gastar 10 em um único fornecedor, né? É o meu orçamento financeiro que irá me indicar pra onde eu posso ou não posso ir.

 

2.Um bom exercício que sempre indico para as noivas, é ver o seu salário e o do seu noivo, calcularem quanto que sobre por mês, ver a reserva financeira, sondar e ver se a família vai ajudar de alguma forma, vá colocando isso na ponta do lápis para chegar ao consenso de: “Temos aqui disponível XX Mil reais” É isso, o seu casamento pode custar até esse valor, e se puderam gastar menos, é melhor ainda!

 

3.percentual específico para cada fornecedor
Com esse gasto máximo definido, agora o passo seguinte é separar um percentual específico para cada fornecedor. Com isso organizado e o limite de gastos para cada fornecedor definido, vá e procure os fornecedores, pesquise os valores, negocie e escolha aqueles que ficam dentro da sua realidade.

 

Edward:
Realmente, pra mim, é muito ruim começar o casamento com dívida, ou com gastos muito altos, ou até além do orçamento. Às vezes nós agimos no impulso, porém esse impulso pode gerar frutos ruins pro restante do casamento, não é? Dívidas que duram às vezes até anos após a data do casamento, acabam virando uma bola de neve, e isso reflete negativamente no relacionamento do casal, atritos… muita das vezes sendo um dos principais motivos para problemas no casamentos.

 

Dica do fotógrafo, algo menor, porém verdadeiro, já pensou nisso?
Uma solução:
Já pensou em investir menos do que seu orçamento total? É muito comum os casamentos menos luxuosos, com investimentos menores, menos convidados, acabam sendo os casamentos que geram as melhores fotografias para nós, fotos essas que são frutos de ambientes mais pessoais, muito mais intimistas, onde vocês terão muito mais tempo para curtir e tirar altas fotos! Os casamentos menores são os que normalmente temos mais tempo pra curtir com o casal, fazendo fotos espontâneas e verdadeiras.

 

Sobre o orçamento para fotografia, tudo “conver$ável”

É claro que os valores são calculados, mas tudo é conversável. Sempre digo pro casal me procurar, explicar a situação, me passar um orçamento máximo que eles podem investir… Se esse orçamento for mais baixo do que o serviço que estão querendo contratar, eu muitas vezes faço um bom desconto à vista, ou adapto o serviço (só a cobertura da cerimônia e festa, ou somente um fotógrafo…) repito, tudo é conversável!

 

Eugênia:
Será que eu espero mais um tempo, mais um ano?
“Caramba, fiz os orçamentos e ficaram bem acima do que eu planejei… Será que eu devo esperar mais um pouco, me capitalizar melhor? Será que eu espero mais um tempo, mais um ano? Talvez me sobre dinheiro pra fazer aquela festa que eu estou sonhando”, pensando nisso, as vezes as noivas acabam se restringindo muito: “A festa tem que ser exatamente desse jeito”, por não serem maleáveis, e isso pode te trazer uma angústia muito grande, por se tratar de um sonho, e no meio da contratação dos fornecedores que vão me ajudar a realizar esse sonho, vamos vendo que o dinheiro não está dando… então, ter essa leveza de “poder escolher alternativas, fornecedores diferentes”, vai trazer muito mais leveza para os casais.

 

O fornecedor poderá te perguntar:
Agora sobre negociação, como o Edward disse, por vezes os fornecedores perguntam: “ E aí, quanto você tem disponível para fecharmos?” e os noivos não sabem responder.. Os noivos precisam conhecer o seu orçamento para o casamento para terem parâmetros na hora de escolher os fornecedores.

Edward:
Como faço na questão dos valores e facilidades de pagamento para a fotografia de casamento:

É sobre esse ponto de negociação e forma de pagamento, uma coisa que eu costumo fazer é não cobrar um valor de entrada, o famoso “sinal”.

O que eu faço é dividir o pagamento em parcelas (caso o casal prefira pagar em parcelas), e pego a primeira parcela como o valor que irá garantir aquela data no meu calendário. Eu acho muito ruim essa coisa da entrada, desse valor inicial mais alto, sei que isso impacta muito negativamente na hora do cliente efetuar a contratação do serviço, porque por vezes ele já está pagando parcelas para outros fornecedores, e isso pode atrapalhar o balanço mensal e o planejamento futuro dos noivos!

Como eu sempre digo, o propósito é que todas as fases de relacionamento que eu tenho com os clientes sejam leves e fáceis, e que ajudem no casamento como um todo, e que não atrapalhe!


Eugênia:
Outro dia eu estava conversando com uma cerimonialista, e perguntei: É normal as noivas desejarem  fechar primeiro com o fotógrafo? 

Teve um caso engraçado, em reunião com os noivos, a noiva disse que eles tinham disponível 20 mil reais para todo o casamento.

Durante o papo, ela abriu a planilha de planejamento, e estava escrito “Fotógrafo contratado, R$ 7.500,00. o noivo perguntou? “O que é isso aí que você fechou?” ela respondeu: “Ah, é que eu gosto de fotografia, aí eu decidi fechar com ele”, risos. Provavelmente eles irão gastar pelo menos 30, 35 mil no total, pelo fato de não terem um plano e um valor específico definido para a contratação do fotógrafo, o que vai influenciar diretamente na contratação dos outros serviços, e no estouro do orçamento inicial.

 

Pra quem é organizado e pra quem não é, eu indico: Procure uma assessoria, alguém que possa te ajudar nesse momento. A grande maioria nunca passou pela fase do casamento e suas nuances.
Eu sempre digo para minhas noivas “Virá o depois, o pós casamento, não vá gastar tudo” digo isso porque eu me preocupo muito com esse início do casamento sem dívidas, sem dificuldades financeiras.


Edward:
É verdade! No início e durante o casamento vão aparecer gastos e investimentos necessários, coisas que vão muito além no nosso planejamento e organização!

Um ponto importante, que eu levo pra organização da minha empresa e pessoal, é não começar nada devendo! Penso isso até pra saúde relacional do casal, imagina ter o pensamento rotineiro de “caraca, estamos devendo o fornecedor”, certamente isso vai acabar afetando bastante o relacionamento de vocês.

 

 

A base para um casamento duradouro

O Relacionamento é saudável quando há saúde em várias áreas

Falando de relacionamento. acredito que um relacionamento é saudável quando é saúde em várias áreas. Eu não sou psicólogo de casais, mas sei que existem várias coisas que ambos, marido e mulher podem fazer para que as coisas andem bem, seja cada um ter seu espaço, compartilhar sonhos, ter um planejamento de metas e um norte bem definido, terem a vontade construir algo juntos, e não somente viverem juntos, ambos comemorarem e sentirem a vitória do seu cônjuge como se fosse a sua própria!

Eugênia:
Coisas que trato nas minhas mentorias
Sim! Por isso eu tenho a mentoria para os noivos, o que estamos trabalhando agora é um desafio de 14 dias para aumentar a renda dos casais, é um mini programa, e a outra mentoria é o planejamento para o casamento! Nessa mentoria eu levo como base e ajudo a desenvolver o propósito do casal para o casamento, qual o objetivo que eles tem juntos, como é o lado emocional para saber lidar com o dinheiro e sabendo o que os esperar para uma vida a dois.
A ideia é prepará-los para dar esse passo grande que é a vida de casados, não são só as finanças, é um todo, tudo isso é tratado!

E todos esses pontos influenciam diretamente no tema dessa conversa, que é “ Cuidar das finanças te permitirá tirar fotos incríveis”

 

Edward:
Como ficam as fotos de um casal super planejado e organizado?
Sim, a alguns anos eu fotografei um casal que era super planejado e organizado, tinham suas metas… e se amavam, e isso se fazia perceptível  nas fotos tanto do casamento como no ensaio!
Eles estavam super a vontade, felizes, radiantes, plenos.. de divertindo muito, brincando comigo… no ensaio passamos o dia todo juntos, fizemos fotos dentro da água, nas ondas, comemos cachorro quente… foi uma experiência muito boa pra mim, pois eu pude perceber e ser influenciado positivamente com a essência deles como casal.

 

Quando o casal saber para onde vai..
Quando o casal saber para onde vai, você percebe que as coisas que eles fazem são parte de um plano maior! Eles sabem para onde estão indo, é perceptível! Quando o casal é assim, isso facilita muito na hora da fotografia.

Para esse tipo de casal a fotografia do casamento é parte do plano, acaba sendo uma etapa no plano de vida  deles, ambos entendem isso, e por entenderem, sabem a importância que tem.

Quer dizer que seu noivo não liga para as fotos do seu casamento?
Já tive clientes (falando especificamente do noivo, homem) que não entendia muito bem a importância da fotografia para a mulher, e por não procurar se colocar no lugar do outro, não abriu mão dos próprios desejos e “entendimentos” dele. Ele me disse: “Ah cara, não quero sair em foto não, não tira muita foto minha não”, cara, como assim? Imagina o atrito que isso pode causar entre os noivos? As vezes precisamos ser resilientes e ver a alegria do cônjuge como se fosse a nossa alegria, e aí sim, teremos uma perspectiva totalmente renovada, e isso serve tanto para a fotografia, quanto para todas as outras áreas de um casamento.

 

A auto-suficiência não é suficiente, precisamos nos apoiar em um base sólida!

Quando há conversa e comunicação, as coisas ficam muito mais fáceis! Vamos viver com pessoas que nunca vivemos juntos antes, isso após anos na casa de nossos pais, com praticamente tudo de bandeja em nossas mãos.. só essa mudança já é um baque forte, e somando as características e personalidades de cada um, precisamos nos preparar o máximo possível para lidar com as diferenças e também todas as áreas que envolvem uma vida a dois.
Por isso é tão importante se munir de sabedoria em todas as frentes do casamento, seja no âmbito financeiro, pessoal, relacional, objetivos, metas, momentos de lazer, o espaço para cada um… Existem profissionais prontos para nos auxiliar em cada área, não podemos entrar num casamento com o pensamento de “ah, vai dar tudo certo, eu consigo!”, a auto-suficiência não é suficiente, precisamos nos apoiar em um base sólida!

Eugênia:
Empréstimo, e 5 anos pagando dívidas do casamento
Sim, é verdade. Tenho caso de uma noiva que precisou pegar um empréstimo para pagar as coisas do casamento, e que após 5 anos, ainda estava pagando. Isso é muito ruim! Essa semana eu fiz 3 anos de casado, e dei uma olhada no meu álbum, é muito bom reviver esses momentos. 

 

Edward:
Brabo! Agora imagina pra ela, 5 anos depois ainda estar pagando um empréstimo? Ele deve olhar para o álbum dela e pensar: “Hm, ainda falta pagar x desse álbum aqui..”, o álbum deveria ser motivo de alegria, lembranças alegres, e não um lembrete de uma dívida, né?


Base sólida
Outro dia um cliente meu me pediu para retirar uma publicação do ar, pois eles tinham se separado. 

Lembro que eles super se apertaram para fazer a festa de casamento, financiaram a casa deles.. direcionaram todas as energias para essas questões financeiras,  mas será que eles esqueceram de pensar: “nós precisamos ter um casamento forte, uma base sólida, para que tudo o que estamos fazendo hoje, tenha um reflexo bom no futuro”? 

O motivo para não focarmos em uma só área do casamento
Não é legal negligenciar a focar numa só área do casamento, em detrimento de outras, é importante ter equilíbrio, e procurar se preparar para as coisas que estão vindo.

Sobre preparação, vou fazer a analogia de um esporte que voltei a fazer, que é o tênis.

Eu voltei a praticar agora, mas sei que não é um esporte que eu possa voltar a fazer de qualquer jeito. Envolve outras atividades, como me condicionar fisicamente, comprar o material adequado, conhecer as técnicas, me organizar financeiramente.. são vários quesitos que me permitem jogar bem o tênis, sem me lesionar e alcançar meus objetivos com o esporte. Isso é construir uma base.

Outra analogia é a da biblia, Mateus 7:24-27, que diz:

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.


Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.


Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.


Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.

Um dos momentos mais complicados e que demandam maior esforço é a parte da fundação,

a base, que é cavar o solo, ver se ele é firme, comprimi-lo, colocar as sapatas de sustentação fundo e ancoradas na rocha, isso é a base para tudo o que será construído depois. É a parte menos estética na casa, porém é a parte que dá todo a sustentação para a construção de uma casa linda, bem planejada, bonita, funcional e resistente a qualquer tipo de tempestade que possa vir.

 

Eugênia:
Parece que você já fez a minha mentoria ein? haha. É exatamente isso, a base, que é a mentalidade do casal, se conhecerem, entenderem os valores de cada um… são temas que abordo com eles sobre a mentalidade certa, a base.

 

A segunda etapa é a construção das paredes, que é a parte financeira, e seu planejamento necessário para arcar com todos os gastos e investimentos que envolvem o casamento.

 

E por fim, o telhado, os sonhos!
Que é a realização dos sonhos do casal. Mas é importante ter sonhos? Sim, claro! O casal que não têm sonhos, ou que não os realiza, acaba virando um casal muito triste!


Edward:
É verdade! As vezes quando não temos uma base boa, sem saber para onde estamos indo, perdemos o sentido e o motivo de estarmos juntos, de estarmos num casamento. Acabamos pensando como indivíduos, e não como um casal.


Eugênia:
Sim, o que trabalho com minhas alunas é pra que elas continuem realizando sonhos durante toda a vida delas! Isso é muito importante pro casal se sentir feliz, fortalecido! 

Os casamentos passam por reformas, mas com uma base boa, as reformas são feitas na parede, no telhado.. não existe motivo para mudar uma base sólida, ela é a base.

Edward:
Aprendendo a fundar uma base com um dos melhores nisso
Sim, essa semana eu estava assistindo um documentário sobre o Ayrton Senna… Quando ele morreu, eu tinha 6 anos, lembro como se fosse hoje. Mas o que ficou muito marcado foram as vitórias dele, e com o passar dos anos, eu fui pesquisando mais e aprofundando meu conhecimento sobre os feitos dele, e como ele se preparava para atingir esses feitos. Era surreal! Para exemplificar isso, acho que em 1988, foi gravada uma volta do Ayrton na pista de Mônaco (pista de rua, a mais difícil de todas, errou é muro).

A gravação é onboard (dentro do carro). Lembro de quando vi a primeira vez e pensei comigo, abismado e meio incrédulo: “Como esse cara fazia isso?” É impressionante a destreza, reflexos, concentração, capacidade técnica que ele tinha pra fazer as chamadas “Flying Laps”, voltas voadoras, com o fundo do carro encostando no chão a 250kmh, tudo tremendo e balançando, o muro passando literalmente a centímetros dele.. O Senna foi o rei dessas voltas nos treinos de classificação.

Os próprios pilotos, adversários viam aquilo de forma incrédula. Na época eles pilotavam carros muito mais perigosos que hoje em dia, com até 1400 cavalos de potência, praticamente sem auxílios eletrônicos. Os próprios pilotos falaram sobre os feitos dele: “Eu não consigo fazer isso”.

O ápice foi quando o Senna fez uma volta  de classificação 1.5 segundos (uma eternidade)  mais rápido que o seu companheiro de equipe, o francês Alain Prost. Parecia que ele estava em outro mundo. O que fazia ele ser tão bom, ter tanto sucesso nas corridas?

Cara, ele foi o pioneiro no que tange a preparação. Primeiro, ele tinha muito claro o que queria, aonde queria chegar. Ele queria ser o melhor, olha o que ele disse:

“No momento em que você se senta num carro de corrida e está competindo para vencer, o segundo ou o terceiro lugar não satisfazem. Ou você se compromete com o objetivo da vitória ou não. Isso que dizer: ou você corre ou não.” Ayrton Senna

“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si.”

“O segundo nada mais é do que o primeiro dos perdedores.” Ayrton Senna

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” Ayrton Senna


Senna tinha o melhor condicionamento físico e mental dos pilotos da sua geração, com equipe focadas nisso, com preparador físico, psicólogo, muita meditação e exercícios de respiração. Seu batimento antes das corridas chegava a 60 por minuto, ele praticamente dormia dentro do carro antes de entrar na pista, o que o ajudava e entrar num estado de concentração que se chama “Flow State”, que se caracteriza por ser é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade. (psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi).


Existe uma frase do próprio Senna sobre esse “Flow State”:

“Foi naquele dia em que percebi que já não estava mais dirigindo conscientemente. Para mim, era como se fosse uma outra dimensão. O circuito era um túnel para mim e eu só ia, ia e ia em frente”



E como você acha que ele conseguiu alcançar esse feito e tantos outros? Sonho/plano/prática/análise/conquista.

Assim como no esporte, tudo isso é aplicável na nossa vida!

Eugênia:
Tudo é um investimento.
O que o Senna fazia não era de graça, ele investia de acordo com os objetivos dele! Se queremos um casamento de sucesso, ele precisa de investimento. Muita das vezes que as alunas vem até mim, elas dizem “Ah, mas é muito caro!”. A meu ver essas pessoas não tem a intenção de ter um casamento de sucesso. Se ela visualiza um casamento de sucesso, e sabe que precisa de esforço, de empenho, que precisa se preparar, ela sabe que o investimento financeiro tem parte na construção da base para esse casamento de sucesso. 


Edward:
É isso Eugenia. Não deixe de evoluir por orgulho, tenha orgulho em abrir mão e sair da zona de conforto para  evoluir! Seja altruísta, faça isso pelo seu noivo e noiva, alcancem sonhos juntos!  A fotografia de casamento é o sonho das noivas, sinta isso, pense sempre em “como posso fazer minha esposa mais feliz?”

Siga a Eugênia e a Brightlight no insta:


E-book premium grátis que chama?

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *