10 pontos que mostram como é importante a reunião com seu fotógrafo

Coisas Importantes


Olá jovem! Muito bom estar contigo aqui! Hoje vamos conversar sobre algo que os noivos normalmente fogem, a famosa “reunião” MUA HA HA HA (Risada maléfica).

Meu propósito aqui é desconstruir e o seu conhecimento sobre “reuniões” com fornecedores, e apresentar algo totalmente renovado e com propósito, e para isso, separei 10 argumentos que demonstram a importância de um bom papo regado a café (e porque não, uma pizzazinha? hein?)

1. Conhecer a pessoa/profissional

Uma parte das pessoas que fecham com a gente a fotografia são amigos, conhecidos, amigos de clientes que gostaram. O que todos eles têm em comum? Eles nos conhecem! E a outra parte, a que nos conheceu na internet, através do site, instagram e conteúdos? Nós conversamos, trocamos whatsapp, nos ligamos, fizemos chamadas de vídeo, reunião, um bate papo rápido e divertido (as formas são várias, vai de acordo com a disponibilidade de todos).. nós nos CONHECEMOS melhor!

Rimos, brincamos, tiramos dúvidas, demos descontos, brindes.. tudo acontece numa conversa.

Você já se imaginou casando com uma pessoa que você não conhece, que nunca conversou? Imagina se você chega pra essa pessoa que você acha atraente, bonita, e pergunta, “e aí, tá disponível?” ou pro fotógrafo e pergunta: “E aí, quanto custa?”, é só isso que você precisa saber? Esse é o relacionamento que você quer construir?

2. Criar laços e conexão com o seu fotógrafo

Laços são criados com o tempo, porém o relacionamento de amizade e de camaradagem começa de alguma forma né? Gosto muito de bater um papo descontraído com o casal, contar algumas piadas sem graça (rotina), explicar um pouco de como comecei, e também aproveitar esse momento para encontrar assuntos e coisas em comum com o casal. Isso é muito importante, e facilita todo o processo de fotografia, influencia até o resultado final das fotos, sabia?

3. Momento do fotógrafo conhecer a personalidade e estilo do casal

O contrário também é válido, porque não seria? (risos). O bate papo é um momento crucial para conhecer mais sobre o casal, o que eles gostam, os locais que curtem, os planos para o futuro, as personalidades.. e também entender o estilo do casal. (Estilo do casal nada mais é do que fazer um apanhado de tudo o que eu entendi sobre eles, e propor idéias para as fotos!)

4. Desenvolver/criar idéias

Aquele momento que todo mundo gosta, o momento da criatividade! Mais conhecido como Brainstorm, nada mais é do que o momento de ouvir o casal, conhecer as idéias, as preferências, propor novas idéias, ver referências.. é um momento muito divertido e importante, é quando definimos a linha criativa para a fotografia!

5. Alinhar a questão financeira

É o ponto onde muitas reuniões começam, o alinhamento do valores, forma de pagamento, facilitação em forma de parcelas, aquele desconto chorado à vista (e até às vezes no parcelado..rs). 

É o momento onde eu ouço o casal, procuro entender de verdade quais são e quais não são as possibilidades reais do casal. Uma coisa é certa, quando mais eu me conecto ao casal, mais motivado eu fico pra estar com eles no casamento, curtindo e fotografando e comendo bolinha de queijo. E a gente faz muita coisa pra estar perto de pessoas legais e de quem a gente gosta, né?!

6. Alinhar os detalhes para o dia do casamento

Caso os noivos já estejam com as coisas alinhadas para o dia do casamento, eu aproveito para fazer algumas perguntas muito importantes sobre o grande dia. Eu complemento posteriormente essas informações com um formulário digital, porém gosto de ouvir pessoalmente, pois me dá a possibilidade de conversar sobre cada coisa e entender a fundo o que irá acontecer no dia do casamento.

7. Saber as demandas específicas do casal

Existem algumas peculiaridades que procuro entender durante o papo, se todos curtem sair em fotos (Alguns noivos não gostam muito de sair em fotos; estou me referindo especificamente aos homens); Se existe alguma fotografia em específico que eles desejam muito fazer; Quais fotos eles não querem fazer (As vezes os noivos não querem perder muito tempo com fotos posadas, querem curtir a festa), e por aí vai. São detalhes importantes para o planejamento do meu time.

8. Conhecer o que vai além do digital/superfície

A frase que uso na capa do meu site é: “Revelando o que está muito além da superfície”. Porque eu uso ela? Porque cada casal tem características diferentes, sentimentos, carinhos e coisas que eu não conseguiria documentar na fotografia caso eu fizesse pouco caso do relacionamento com o casal. Em outras palavras, eu preciso ficar íntimo do casal, vulgo “amigo”, para poder fazer as fotos mais animais e sentimentais possíveis, e não fotos copiadas de referências superficiais.

9. A importância de fazer o pré-wedding

Alguns casais não fazem muita questão do ensaio pré-casamento, não veem muito sentido. Bom, ainda bem que eu tenho tempo pra conversar sobre isso na reunião e não deixar que eles cometam esse erro gigante!

O ensaio é um dos momentos mais importantes da fotografia do casamento. Você leu certo, é isso mesmo! Porque? O ensaio é o momento onde fico praticamente o dia todo junto do casal, nós viajamos, visitamos altos lugares, vamos a praia, tiramos fotos na água, eu conto várias piadas ruins (sim rotina kkk), fazemos fotos doidas, ah, a gente ri pra caramba.

O compartilhar desses momentos é o que me permitirá estar mais próximo do casal no dia do casamento, ser alguém de confiança, que eles já conhecem, meu jeito e minha forma de trabalhar, e claro, é uma preparação para ambos no quesito “eu tenho vergonha de sair em fotos”, haha, no ensaio a zoeira é solta, isso quebra o gelo e as barreiras da timidez, confia!

10. Conhecer mais sobre o portfólio do fotógrafo, impresso e virtual

Nesse momento com o casal eu apresento fisicamente os meus albuns e fotolivros, os impressos que estão inclusos em nossos pacotes, tiro as dúvidas, falo sobre a quantidade de fotos, e dou dicas de como selecionar 60, 70 fotos de até 1.200, 1.300 fotos entregues, além de falar sobre os minhas viagens para fotografar na Grécia, China e França. (Noffaaa confencido efe)

11. Aproveitar o momento (BÔNUS)

É, eu falei que eram 10, mas são 11 porque precisei escrever sobre esse ponto tão importante. Hoje vivemos numa realidade praticamente virtual, o dia inteiro de frente pra uma tela, smartphones, netflix… A gente desaprendeu um pouco a curtir os momentos juntos com os amigos, não é verdade?

A alguns meses o Cauã e Ju (meus clientes e amigos), me chamaram pra um churrasco na casa deles. Foi muito maneiro! Ficamos conversando, zoando e rindo, comendo o churrasco trash que cauã fez e tomando umas Heineken’s. Tem coisa melhor do que isso?! É isso o que fica guardado!

Tento fazer da reunião um momento assim, leve e ao mesmo tempo profundo.

Espero que esse material te ajude!

Bora marcar um bate papo?

Segue aí a Brightlight no insta (Se quiser claro, quem sou eu pra mandar em vc):


E-book premium grátis que chama?

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *